data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Terminam neste sábado as inscrições para o processo seletivo que vai contratar até 600 guarda-vidas civis temporários do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS), sendo 200 vagas para novos integrantes e 400 para profissionais já capacitados em alguma Operação Verão anterior. Os selecionados vão atuar em águas de mar e internas de todo o Estado de novembro deste ano até abril de 2020. Há vagas em 13 cidades da região (veja abaixo).
O salário é de R$ 2 mil no período de treinamento e no período de contratação tem acréscimo de 100% a título de risco de vida. A inscrição não tem custo e deve ser feita pelo site.
É preciso ser brasileiro, ter no mínimo 18 anos e no máximo 55 anos de idade, além de não ter sofrido condenação criminal com pena privativa de liberdade, ter concluído o ensino fundamental, estar quite com as obrigações eleitorais e do serviço militar obrigatório, e não ter sido desligado em edições anteriores do processo seletivo ou Operação Verão por motivo disciplinar.
Começa nesta sexta-feira novo ciclo de pagamentos do auxílio emergencial
As vagas para novos integrantes (edital de capacitação) estão divididas da seguinte forma: 150 para trabalho em águas de mar e 50 para águas internas - no momento da inscrição, o candidato deverá escolher a opção de sua preferência.
O edital prevê 500 vagas para águas de mar, nas cidades de Torres, Arroio do Sal, Capão da Canoa, Xangri-lá, Imbé, Tramandaí, Cidreira, Balneário Pinhal, Palmares do Sul, Mostardas, Tavares, São José do Norte, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar e Chuí; e 100 vagas para águas internas nas cidades de Porto Alegre, Taquara, Triunfo, Montenegro, Pelotas, São Lourenço, Santa Vitória, Arroio Grande, Nova Palma, Restinga Sêca, Santa Maria, Jaguari, São Francisco de Assis, São Vicente do Sul, Lavras do Sul, Mata, Toropi, São Pedro do Sul, Cachoeira do Sul, Rio Pardo Vale Verde, Serafina Correa, General Câmara, Viamão, Arambaré, Tapes, Barra do Ribeiro, Cristal, São Jerônimo, Pinhal, Cidreira, Santo Antônio da Patrulha, Osório, Candiota, Dom Pedrito, Rosário do Sul, Cacequi, Santana do Livramento, Manoel Viana, Itaqui e Cruz Alta.
O processo seletivo será realizado em quatro fases: exame de saúde e mental, exame de aptidão física, Sindicância de vida pregressa e capacitação técnica.
*Colaborou Janaína Wille